sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O “Quinhentismo” no Teatro do CIEP












No dia 17 de novembro deste ano, os alunos da turma 1001, em uma dinâmica diferente, dramatizaram satiricamente a época do “descobrimento” do Brasil no teatro do CIEP.

Orientados pela professora Nelandi da Silva (Língua Portuguesa), os alunos da turma tinham por objetivo apresentar um trabalho envolvendo o tema que foi estudado em sala de aula: Quinhentismo Brasileiro, época do descobrimento do Brasil, destacando a Carta de Pero Vaz de Caminha, a Literatura informativa sobre o Brasil e a Literatura catequética; portanto, deveriam usar a criatividade e a imaginação para desenvolverem algo novo e inusitado.

Toda a turma envolvida no tema desenvolveu seu trabalho, mas o destaque foi a equipe REVELAÇÃO (nome escolhido pelo próprio grupo) que criou uma pequena peça teatral intitulada “A chegada dos Portugueses: uma recriação”, simulando a chegada dos portugueses no Brasil. Os integrantes Luiz Gustavo Tardem Oliveira, Mauro Sérgio Pinto dos Santos, Felipe Moraes André Jasmim da Rosa, Luciana de Melo da Silva, Williany de Azevedo Oliveira, Rafaela Teixeira de Aguiar, Breno Moreira, Paulo Vitor de Melo, Natália Gomes da Silva, Adilson Heringer Monnerat, Felipe Oliveira Celestino e Rulian Barcelos dos Reis Santana empenharam-se ao máximo para apresentarem da melhor maneira possível o trabalho. Esforço esse que valeu a pena!

Para prestigiar a apresentação da equipe e o trabalho da professora, estavam presentes a Professora Carla Guizarra e a professora Renata Cristane acompanhadas, respectivamente, por seus alunos, a professora Ana Lúcia, o diretor José Alcides, e a professora Silvania, que ainda auxiliou na parte tecnológica.

Enfim, desenvolver a criatividade, a imaginação, o esforço pessoal, a dedicação, sem esquecer da emoção, sem dúvida, é estimulador, gera ânimo e motivação para que as próximas atividades sejam muito melhores.

Parabéns a todos os alunos! E que essa vontade de inovar permaneça sempre viva em seus corações!



Nelandi da Silva

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Peça Planeta Lilás

  Na tarde deste dia 10 de novembro, os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental prestigiaram a peça Planeta Lilás do escritor Ziraldo no Galpão Cultural Professora Margarete de Jesus Silva. Aproveitando a oportunidade, escutaram uma breve explicação sobre o primeiro telégrafo do nosso município.




quinta-feira, 3 de novembro de 2011

I FESTIVAL LITERÁRIO

    Na noite do dia 01 de novembro aconteceu aqui no nosso colégio o 1º Festival Literário. Estiveram presentes a direção, orientação pedagógica, professores, alunos, comunidade e convidados.


     Agradecemos o empenho de todos que contribuíram para a realização deste evento, principalmente os professores de Língua Portuguesa e Literatura e aos alunos.

Os vencedores desta edição foram:

Ensino Fundamental

Quadrinhas: Emilena Pinheiro Fernandes

História em quadrinhos: Karolayne de Souza

Charge: José Pedro Geraldo Vieira

Cordel: Aline Stellet



ENSINO MÉDIO

Crônica: Gutierez Santos

Poesia: Camila Sandre

Conto : Paloma Toledo