segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

CULMINÂNCIA DA 3ª EDIÇÃO DO “PROJETO BOM JARDIM PELO MEU CELULAR”

No último dia 30 de novembro de 2012, o CIEP 322- MOZART CUNHA GUIMARÃES, sob a competente direção de José Alcides de Jesus Filho e Cíntia de Araújo Salgado e sua eficiente equipe, comemorou com sucesso a Culminância da “Terceira Edição do Projeto Bom Jardim Pelo Meu Celular- Percurso e Conhecimento de Suas Trilhas Ecológicas, cuja culminância foi concretizada através do emocionante“ FESTIVAL LITERÁRIO”, no teatro Maria Thereza, nas dependências do CIEP.
A presença dos jurados abrilhantou o evento: professores, membros da comunidade, e as escritoras Íris Erthal e Angélica Rocha. Todos os convidados puderam apreciar as maravilhosas paisagens do nosso Município e valorizar os talentos culturais dos alunos participantes.
O empolgante Projeto despertou inúmeros desafios plenamente superados com a valiosa colaboração da Equipe Pedagógica, da Equipe atuante na Biblioteca Wilson Brás Teixeira e de muitos professores que abraçaram a feliz oportunidade de percorrer e divulgar as maravilhas de Bom Jardim. Contamos com a colaboração da SETCLA para o transporte, o que agradecemos.
O projeto premiou através da doação de patrocinadores o melhor texto e a mais bela fotografia de cada trilha percorrida. Agradecemos à MALUAN SEMI-JÓIAS, POSTO EVAMBRÁS, LÍDER PRESENTES, INFOTEC INFORMÁRICA, ATMOSFERA INFORMÁTICA.
A Trilha da Torre foi a primeira, dela participando as turmas do 5º Ano. Do topo da colina podemos nos encantar com as lindas vistas de nossa cidade e a riqueza das plantações de café. A aluna ganhadora foi Caroline Rodrigues, com o texto: “AS MONTANHAS.”
A Fazenda Fortaleza foi a próxima trilha, realizada com alunos do 6º e 7º anos que ficaram deslumbrados com as belezas e novidades encontradas, como uma piscina dentro do casarão, a singela capelinha, a originalidade do jardim, os pastos verdinhos e as frondosas árvores. A premiada desta trilha foi a aluna Júlia Barros, com o texto: “FAZENDA FORTALEZA.”
A trilha do “Morro da Cruz”, que exigiu maior esforço dos participantes, proporcionou deslumbrante vista de montanhas e do Distrito de Banquete.  O aluno premiado foi Matheus da Silva, com um texto pontilhado de humor:”TRILHA MORRO DA CRUZ”.
Na última trilha, a da Pedra Aguda, momentos de emoção e surpresa encantaram os participantes. Conheceram a pousada com piscina natural, cascatas, e a vegetação exuberante que rodeia a famosa “Pedra Aguda.” O texto “PEDRA AGUDA”, da aluna LAIANE CUNHA DE OLIVEIRA, com um toque poético, foi o ganhador do prêmio.
Concluindo, é necessário enfatizar que o Projeto e o Festival foram sinônimos de encanto e sucesso... Também fez sucesso a peça: “SOCORRO, A MAMÃE PIFOU”!... sob a direção da Animadora Cultural Rosemar Sodré Verly e os poemas de alunos do 1º ano de Ensino Médio.
Vale lembrar o poema de Gabriel Chalita: “O desejo de tocar e de ensinar a voar... De nunca ser cego diante do arco-íris... é de encantamento que todos nós precisamos”...
























sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

1º encontro de Bandas no CIEP 322

O 1º encontro de bandas do CIEP 322 contou com a participação da Banda Marcial Darcy Ribeiro/CIEP322, Banda Marcial do Colégio Estadual Ramiro Braga e Banda Marcial do Colégio Santo Agostinho. O Diretor Geral do CIEP 322, José Alcides de Jesus Filho, recebeu os diretores Denise dos Santos e Frei Jurandir, que abrilhantou  o início do evento com belas palavras.
O evento foi organizado pelo Coordenador da Banda Marcial Darcy Ribeiro, o professor Marcos da Mata, o Maestro Elton Frazão e  a professora de Educação Física Hélia Cristina. 
 Por ter sido  um dia muito agrável para todos os presentes, o mesmo fará parte do calendário do nosso município.
Parabéns a todos por mais esta bela iniciativa!







Culminância Papo de Responsa

No dia 14 de novembro de 2012  foi  realizado  no CIEP 322 a culminância do "Projeto de Responsa".
Este foi um trabalho realizado com alunos do 8º e 9 anos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Projeto Autonomia, através de um grupo da Polícia Civil que percorreu as escolas para bater um "papo de responsa" com os alunos sobre o uso de drogas.
Participaram do evento escolas municipais, estaduais e particulares do município, autoridades, como a Juíza da Comarca de Bom Jardim.








CIEP 322 participa do Projeto Cinema para Todos

No dia 06/11/12  às 10h, as professoras Miriam Emrich (História) e Karina Pinheiro (Arte) acompanharam os alunos do 1° e 2º anos do Ensino Médio ao Cine Friburgo para assistirem ao filme Gonzaga - De pai  para filho. A sessão fez parte do Projeto Cinema para Todos.
Considrando-se que este ano é o Centenário de Luiz Gonzaga, houve lançamento deste excelente filme biográfico nos cinemas de todo o Brasil. Nossos alunos tiveram a chance de assistir ao filme e saíram satisfeitos e alegres. Todos gostaram muito.




Teatro no Galpão Cultural

No dia 28 de novembro de 2012, um grupo de alunos da turma 501, professoras Rosania e Valéria, participou do Circuito Estadual das Artes, assistindo no Galpão Cultural Professora Margaret de Jesus Silva, a peça Teatral "Lasanha e Ravioli in casa", uma versão carioca de "Chapeuzinho, Vermelho" que encantou os alunos.
Após a apresentação foi promovido um debate sobre a peça, motivando os alunos interessados a criarem seus próprios grupos de tatro.