quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Ex-alunas da rede mostram como conseguiram entrar na faculdade

Ana Clara pôde escolher entre
várias universidades públicas
Um meta, seis aprovações
Ana Clara de Oliveira Tito de Paula, também com 18 anos, tem dicas parecidas para quem pretende estudar com afinco. Ex-aluna do Colégio Estadual Ramiro Braga e do
Ciep Brizolão 322 - Mozart Cunha Guimarães, em Bom Jardim, ela foi aprovada em seis universidades públicas com ótima colocação, em cursos bem distintos.
Matriculada em Desenho Industrial na Uerj, para a qual passou em 3º lugar no sistema de cotas para estudantes da rede pública, ela ainda foi aprovada em 1º lugar com a nota do Enem 2009 para História no Cederj; 3º lugar em Estudos de Mídia na UFF; 4º lugar com cota em Arquitetura e Urbanismo na UFJF (Juiz de Fora); 1º lugar pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em Arquitetura e Urbanismo na UFV (Viçosa); e 4º lugar pelo Sisu Arquitetura e Urbanismo na UFRRJ.Para Ana Clara, esses resultados provam que as escolas públicas são capazes de preparar os alunos para o vestibular. “Eu também me sinto como uma prova de que, com força de vontade, qualquer aluno pode passar e cursar uma boa universidade”,incentiva.Além das aulas no colégio, Ana se preparou no Pré-Vestibular Social (PVS) do Cederj, com aulas aos sábados. Isso fez toda a diferença durante a preparação, que incluía refazer provas de vestibulares anteriores e vários exercícios, além de ler e dormir muito. “Também acho que tive sorte. Estudava de manhã e aos sábados. À tarde, eu tentava manter as matérias do colégio em dia. Prestar atenção às aulas é, com certeza, o mais importante. Isso poupa trabalho e tempo, que poderá ser usado para fazer outras coisas”, destaca.
O conselho dela é o seguinte: tente encontrar um cursinho preparatório gratuito, porque o material e as informações que você receberá ajudarão a definir melhor o ponto de partida. Caso não seja possível, tente rever os conteúdos do Ensino Médio e procure programas de estudos em sites confiáveis que tenham foco em vestibulares. “Depois, programe-se e dê mais atenção àquilo que você não lembra ou não entendeu direito. Cuidar das coisas do colégio e aprender bem o conteúdo das aulas é essencial”

Nenhum comentário:

Postar um comentário